Seja bem vindo!

Talvez não encontre aqui tudo o que queria ouvir;
Talvez não concorde com o que vai ler;
Talvez não acredite em algumas palavras.
Porém, sinta-se livre como quem está em casa para comentar e fazer bom uso do que lhe agrade.
Saiba apenas, como bem disse Antoine de Saint-Exupéry: O essencial é invisível aos olhos.
Enfim, procure aqui o essencial e, deixe os conceitos formados, um pouco lá, do lado de fora.

Abraço

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Explicando o nome do Blog


Num mundo onde todos vivem à procura de algo, resolvi me dedicar à procura do "bendito parafuso" que me falta. Como se costuma dizer por aí: "de psicólogo e louco todo mundo tem um pouco". Encontrei nessa frase motivos suficientes para iniciar minha busca. Mas observando a quantidade de atrocidades que tem ocorrido se percebe que andam perdendo mais que parafusos. Enquanto não me formo em Psicologia, vou tentar encontrar alguns dos parafusos perdidos. Já que a ARTE, MÚSICA e CIÊNCIA ampliam e aguçam a visão farei uso delas para atingir meu objetivo: ajudar os outros a fazerem o mesmo.
Parece que se perdeu no tempo a beleza da LOUCURA inerente ao homem, essa de que trata a frase que citei. Que fez com que os homens pudessem aventurar no mundo das descobertas, nos dando oportunidades de nos encontrarmos em suas obras por meio da Arte da escrita, da interpretação, da canção; Fez pessoas dedicarem seu tempo buscando respostas para problemas que nem lhes pertencia, nos dando possibilidade de viver melhor por meio da ciência; outros ainda abdicaram das próprias vidas em função de quem nem conheciam. Poderíamos usar vários exemplos, mas qual seria comparável ao que nos diz a Carta aos Romanos 8, 5: "quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós". Essa última é o que podemos chamar de verdadeira loucura.
Também ficou no esquecimento a CAPACIDADE DE OUVIR. Condição primária de conhecimento, intimidade e crescimento. Não poderia dizer que seria a única, mas com toda certeza diria que uma das mais eficazes. Se até a fé e o conhecimento de Deus se dão também pelo fato de ouvir a Palavra (Rom. 10, 17), o que diria do mais. Aí entra o psicólogo que cada pessoa traz em si. Não reduzindo as atribuições dos psicólogos, mas queria destacar a bela missão de serem os ouvidos, que muitas vezes precisamos no decorrer da vida. Talvez seja isso que me atrai na psicologia. Aproveito aqui para parabenizar cada um que exerce com amor tal profissão. Obrigado por nos ajudarem a conhecermos melhor as riquezas que Deus depositou dentro de nós, pelos os olhos da ciência que também é dom do alto.
Não sei isso explica o porquê do título do blog, mas acredito que responde o desejo do meu coração de aninhar-se na imensidão que é o pensar e agir humano, e compreendendo-o guiá-lo na direção d'Aquele que tudo ordena. Parece pretencioso demais, não acha? Heheh, Mas como cada vida tem uma finalidade, penso que essa é a minha. Ao menos, quero dispor do que sei e posso para tornar o mundo que me rodeia um pouco melhor.

Aristóteles R. Remígio

2 comentários:

  1. Também estou à procura de meus parafusos faltosos e com certeza irei fazer bom uso do renovado conteúdo. Parabéns pelo Blog, está muito bom. Dedique-se, surgirão novos frutos, tenha certeza.


    Romildo Luis

    ResponderExcluir
  2. tambem estou procurando alguns parafusos que sumiram aqui em uma obra se vcs ver ele liguem pra mim xd

    ResponderExcluir